Módulo Prático - 2a Avaliação

Orientação para a 2a. Avaliação Prática
Carga Horária 16 horas (40% de pontuação):

Um trabalho individual, a ser entregue escrito ou digitado em 15/09, mas necessariamente a ser elaborado em conjunto com outros membros do mesmo segmento que representam (ou 1° setor, ou 2° setor, ou 3° setor ou Comunidade) e que sejam exclusivamente membros do Forum Agenda 21 Local.

A(o) aluna(o) apresentará recomendações (de 3 a 5 recomendações, com justificativa) para integrar a agenda 21 local aos processos de elaboração e aos conteúdos das políticas públicas e aos espaços de controle social, em especial quanto ao saneamento ambiental.  

Observação: Um email foi enviado a(o)s aluna(o)s com as seguintes orientações adicionais:

 

"Sobre o roteiro mais detalhado para o que é esperado dos alunos em recomendações para integrar a Agenda 21 Local, não se surpreendam se vocês chegarem com recomendações semelhantes e nem em terem uma melhor proposta, mas demonstrarem que se esforçaram em prepararem recomendações a partir de diálogo com seus pares no Forum Local Agenda 21 (1° setor, 2° setor, 3° setor e Comunidade) compartilhando o que o curso de extensão vem oferecendo no módulo prático e no módulo teórico.

Então, peço que pensem em apresentar cada um de vocês em Recomendações na forma de diretrizes com possíveis ações, além de Justificativa para engajar nos próximos anos o Fórum Local da Agenda 21 com o 1° setor, 2° setor, 3° setor e comunidade , em processos permanentes de educação e mobilização social visando comunicar, compreender e articular a Agenda 21 Local com as políticas públicas municipais.

Como estrutura de texto para redigirem as recomendações, segue uma sugestão de uma recomendação com sua justificativa (como exemplo), podendo incorporá-la entre suas escolhas. Lembrem que vocês terão uma hora e meia de diálogo (entre 09:30 e 11:00) de cada município com suas respectivas tutoras (anexo lista atualizada de tutoras, sendo que Guadalupe precisou retornar para os EUA e estou assumindo a tutoria de Maricá e Guapimirim, passando Niteroi para a vice-coordenadora Sonia Maria):

  • Recomendação 1: Articulação permanente do Fórum Agenda 21 Local junto aos Conselhos Municipais, a exemplo de ações como o compartilhamento de documentos, orientação sobre conteúdos da Agenda 21 Local, sobre capacitação em transparência e controle social e sobre articulação entre atores públicos, empresariais e sociedade. Justificativa: As organizações que participam do Fórum Local da Agenda 21 Local estão em condições de atuarem como multiplicadores e apoiadores dos membros dos conselhos municipais sobre os conteúdos da Agenda 21, sobre instrumentos de planejamento de políticas públicas e sobre transparência e controle social.
  • Recomendação 2: escreva aqui a diretriz recomendada e ilustre com possíveis ações. Justificativa: escreva aqui a justificativa.
  • Recomendação 3: escreva aqui a diretriz recomendada e ilustre com possíveis ações. Justificativa: escreva aqui a justificativa.

É só isso, não precisam ir além de 3 recomendações a serem preparadas por cada aluno(a). Então, ao juntarmos todo(a)s aluno(a)s com cada tutora, teremos algumas semelhantes, outras complementares, outras inéditas. O município terá a consolidação e edição para melhorar a redação com apoio da tutora, escolherão um relator(a) entre o(a)s aluno(a)s e passaremos ao intervalo de 30 min para preparativos à fase final com 14 relatos. Concluiremos a fase presencial com agradecimentos, fotos e orientação para a fase de 16/09 a 30/09 em que haverá um forte contato entre tutoras e seus municípios para que relatem no Blog específico dedicado a cada município as ações que estão realizando até 30/11 em reverberação das capacidades desenvolvidas pelo curso de extensão."

Nos primeiros 90 minutos do dia 15 de setembro, as tutoras se reunirão com os participantes dos respectivos municípios pelos quais são responsáveis pela tutoria para que cada forum local de agenda 21 chegue a um consenso sobre quais recomendações e com qual redação serão encaminhadas para relatoria à turma.  Informo que os municípios Niterói, Guapimirim e Maricá passaram a ser tutoriados pela Profa. Patricia Almeida Ashley.  As tutoras podem ser conhecidas na seção Equipe e Tutoras no site do curso (é preciso acessar a área restrita do curso usando o seu login e senha). 

Em seguida, passaremos à relatoria, em que cada forum local da agenda 21 irá relatar à turma (um relator por forum a ser escolhido em consenso pelos membros participantes do curso) para a turma quais são as recomendações e prioridades consensuadas pelos participantes de seu município no curso. 

Haverá um registro e relatório a ser consolidado pela equipe do curso e registro de imagens pela coordenação da Agenda 21 Comperj visando documentar essa fase do curso.

Dúvidas, entre em contato com a equipe pelo formulário Fale Conosco 

Compartilhe este artigo