Aplicação do Plano de Atividades de Reverberação de Teresópolis

O grupo de Teresópolis  publica o relatório completo sobre a Aplicação do Plano de Atividades de Reverberação realizado nos meses de setrembro, outubro e novembro, referente a divulgação dos Conteúdos do Curso de Extensão, como forma de comprovar o  cumprimento da segunda etapa do referido curso.

Vejam o relatório, em anexo.

http://imortal.mudmagic.com/sonia/teresopolis.doc

Compartilhe este artigo

Relatório de Ações realizadas pelo município de Teresópolis

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE ATIVIDADES PARA REVERBERAÇÃO DE CONTEÚDOS DO CURSO – TERESÓPOLIS RJ

 

Os membros da Agenda 21 de Teresópolis que participaram do Curso de Extensão do Programa Ecocidades participam aos demais colegas de outros municípios as atividades que foram desenvolvidas durante o período de Setembro à Novembro de 2012 como parte do processo de reverberação de conteúdo.

Muito foi feito, mas muito ainda há para ser feito. O processo de multiplicação precisa ser uma constante, assim como a ininterrupta capacitação. A governança participativa exige permanente aprofundamento nas questões políticas e econômicas a fim de que se alcance o desenvolvimento sustentável de municípios e cidadãos!

 

  1. .ATIVIDADE PROPOSTA: REVERBERAÇÃO DE CONTEÚDO DENTRO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DA MULHER E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.

AÇÕES:

  • 19 e 20/09/2012- Casa se Portugal- Teresópolis –RJ

Pela iniciativa do Conselho da Mulher, dentro da apresentação do projeto RAMA (Rede de Apoio a Mulher Adolescente), e que é realizado com os municípios que compõem a Região Metropolitana II, utilizou-se a oportunidade para fazer a reverberação do conteúdo do curso.

Sobre o RAMA vale explicar que a iniciativa é uma parceria da Superintendência dos Direitos da Mulher (SUDIM) da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) com o Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (NESA/UERJ), com participação do HUPE- Hospital Universitário Pedro Ernesto e UERJ- Universidade do Estado do Rio de Janeiro, SPM- Superintendência Estadual de Politicas para Mulheres e a Secretaria Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher e a participação do Conselho da Mulher.

O objetivo do curso foi contribuir com a formação de profissionais de saúde dentro de uma perspectiva intersetorial para a prevenção e enfrentamento da violência envolvendo mulheres adolescentes e jovens. Uma iniciativa voltada para profissionais de saúde, gestoras de organismos de políticas para as mulheres e as equipes dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher e de outras instituições que compõem a Rede de Serviços de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Estado do Rio de Janeiro.

O curso contou com a participação de mulheres de Guapimirim, Teresópolis, Magé e São José do
Vale do Rio Preto. Médicas, agentes de saúdes, guardas municipais e membros do conselho participaram do evento. Nesta ocasião, membros da Agenda 21 Teresópolis falaram em com acessar dados e como fazer o controle do dinheiro público - direito e dever de todos. Fato curioso é que a maioria achou “engraçado” o governo ensinar a controlar o dinheiro público
.

 

  • 29/11/2012 Na      reunião do Conselho da Mulher mais uma fez-se a sensibilização com relação      aos tópicos do curso, desta vez optou-se pelo tema saneamento básico,      visto que os demais já haviam sido abordados.

 Ressalte-se que a conscientização sobre transparência e controle já e feita desde 2011 nos encontros do Conselho da Mulher, pois grande parte das conselheiras já participou de encontros com o CGU.

 

2..ATIVIDADE PROPOSTA: REVERBERAÇÃO DE CONTEÚDO DO CURSO DENTRO DOS DEMAIS CONSELHOS E PROPOSTA DE CAPACITAÇÃO.

AÇÕES:

  • Set/2012

Reverberação de conteúdo do curso por membro do Fórum Agenda 21 Teresópolis durante a reunião ordinária do Conselho de Saúde. Na oportunidade se solicitou a transparência na prestação de contas, de forma simplificada, para a fácil interpretação por leigos, bem como a disponibilização da “Agenda da Saúde” até o fim deste ano.

  • 25/10/2012      -18h Teatro municipal- Teresópolis- RJ

Reverberação de conteúdo do curso por membro do Fórum Agenda 21 Teresópolis durante a reunião ordinária do Conselho da Cidade.

  • 15/11/2012-      Secretaria

Reverberação de conteúdo durante o encontro do Conselho da Mulher com a participação de membros de outros conselhos do município.

 

3. ATIVIDADE PROPOSTA: REVERBERAÇÃO DE CONTEÚDO DENTRO DO FÓRUM LOCAL

AÇÕES:

  • 10/10/12 17:00h Reunião do Fórum Local Agenda 21 Teresópolis –      Local ACIAT Teresópolis

Em espaço de tempo cedido pela coordenação do Fórum Local foi feita a explanação do conteúdo do

CURSO DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS SOCIAIS E POLÍTICAS EM CIDADES SUSTENTÁVEIS, COM FOCO EM SANEAMENTO AMBIENTAL.

Na mesma oportunidade foi encaminhado ao coordenador local, Leandro Coutinho, para ser divulgado via email ou meios virtuais, um arquivo digital com um relatório do curso (Vide Anexo I)

 

  • 12/11/2012 16:00h Oficina de Planejamento- Local ACIAT- Teresópolis

Em breve espaço de tempo cedido durante a Oficina, que aconteceu dentro do Encontro da Agenda Local, foi feita nova exposição sobre o curso, transparência pública e controle de gastos.

 

4..ATIVIDADE PROPOSTA: REVERBERAÇÃO DE CONTEÚDO JUNTO À COMUNIDADE E DIVULGAÇÃO DO FORUM AGENDA 21COMPERJ TERESÓPOLIS

AÇÕES:

 

  • 20 à 22 de setembro de 2012- PARNASO –      Teresópolis RJ

IV ENCONTRO DE EDUCADORES AMBIENTAIS, Tendo como tema central foi “CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE, PELO EQUILÍBRIO AMBIENTAL E PELA JUSTIÇA SOCIAL”, promovido pelo CTEA – Câmara Técnica de Educação Ambiental do CONPARNASO.

O evento, que teve na coordenação um dos membros do Fórum Agenda 21 Teresópolis, enfatizou a premente necessidade da participação da sociedade civil organizada para que se colham os frutos plantados pela Agenda 21, desde seu nascimento em 1992. A sustentabilidade participativa e o controle social também teve seu destaque, foi colocado que sem eles a sociedade civil organizada é inócua e, para que seja efetiva, a participação cidadã é de fundamental importância. Na ocasião foram distribuídos CDs da Agenda 21e folders explicativos da CGU.

  • 10/10/2012 e      12/11/2012: Divulgação pontual nas reuniões do Fórum Agenda 21 Teresópolis      19 e 20/09/2012, 25/10/2012, 15/11/2012 e 29/11/2012 : Divulgação pontual nos      encontros do Conselho da Mulher e Desenvolvimento Social, Conselho da Saúde      e Conselho da Cidade.
  • Divulgação      Pontual nos eventos internacionais, em que participaram, individualmente, membros      do Fórum Agenda 21 Teresópolis, a saber:
  •  25 e 26 de       Outubro: Divulgação informal sobre os objetivos do Fórum Agenda 21,       transparência e governança participativa na conferência “Local Renewables       Freiburg 2012- Cities and regions explore smart grids and smart solutions”   - Freiburg- Alemanha.
  • 2 à 4 de Novembro/2012 VENIR AL SUR, Assunção- Paraguai “Primeiro encuentro       lesbitransinter feminista de america latina y el Caribe” em Manzana de la       Rivera. Membro do Fórum Agenda 21 Teresópolis, representando o Rio de       Janeiro-Brasil, participou do evento. Foi entregue à coordenação do       evento uma cópia da publicação “Agenda 21” e solicitou-se que, no próximo       encontro, em 2014, na Costa Rica, a Agenda 21 esteja incluída em pauta, juntamente  com as questões do aborto, gênero, raça, etnia, direitos humanos, geração       de trabalho e renda.
  • Divulgação de ações      pela Radio Brasil Rural

 


ANEXO I

Teresópolis, 10 de Outubro de 2012.

 

Informe aos membros da Agenda 21 de Teresópolis sobre o CURSO DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS SOCIAIS E POLÍTICAS EM CIDADES SUSTENTÁVEIS, COM FOCO EM SANEAMENTO AMBIENTAL

 

Prezados Colegas,

Realizado entre Agosto e Setembro de 2012, o curso de extensão FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS SOCIAIS E POLÍTICAS EM CIDADES SUSTENTÁVEIS, COM FOCO EM SANEAMENTO AMBIENTAL - 1a. Edição – 2° Semestre de 2012 promovido pela parceria COMPERJ e Programa de extensão ECOCIDADES da UFF foi oferecido aos membros das Agendas 21 e rendeu boas e novas informações.

Sob a coordenação da Professora Patrícia Almeida Ashley e vice coordenação da Professora Sonia Carvalho, o curso enfatizou a participação cidadã nos processos de construção de leis, implementação e fiscalização de ações públicas e governamentais.

O trabalho de reverberação de conteúdo se estende até 30 de Novembro!

A reverberação do conteúdo aprendido é um exercício de cidadania mais do que uma tarefa curricular. É um direito e dever divulgar o conteúdo! Através da capacitação, da transparência em todos os níveis nos processos, do acesso à informação e do incentivo à participação que se permite construir uma democracia participativa, alinhada com as necessidades e realidades de cada região e sua população. Transparência de processos foi o termo recorrente

Todo o material utilizado no curso está disponível para consulta pública desde o último dia 28/09/2012 através do endereço eletrônico:

http://www.ecocidades.uff.br/index.php/modulo-teorico

Neste endereço é possível acessar:

a) Cartilhas disponibilizadas pelos sítios da Controladoria Geral da União (CGU): Programa Olho Vivo, Acesso à informação Pública e link de acesso ao Portal da Transparência.

b) Cartilhas, Orientações e Ações da Secretaria Nacional de Saneamento e Programa Nacional de Capacitação das Cidades - Ministério das Cidades. Lá se encontram links para acesso ao o Plano de Saneamento Básico Participativo. Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento; CADERNO METODOLÓGICO para ações de educação ambiental e mobilização social em saneamento

c) Conteúdo teórico do curso.

Do apanhado geral do curso, os membros participantes refletiram e propõem a constante capacitação dos conselhos municipais, sobre direitos e deveres, no tocante à transparência e democracia participativa!

Esperamos que todos acessem e se beneficiem das informações disponibilizadas no site!

 

Compartilhe este artigo

1º ENCONTRO DE FEMINISTAS

O grupo de Teresópolis  informa que ocorreu o 1º Encontro de Feministas em Assunção/Paraguai, nos dias 02 ,03 e 04 de novembro, momento em que a Agenda 21 de Teresópolis  foi entregue à coordenação do evento.
O grupo ainda informa que, além dos diversos temas abordados, tais como: Questões ambientais; Agenda 21 Global e Saneamento Básico, foi solicitado na plenária final a legalização do aborto , gênero, raça etc.
O próximo encontro acontecerá em 2014 na COSTA RICA, havendo necessidade de se promover maior divulgação e patrocínio para que mais pessoas possam participar e, quem sabe, o Brasil possa sediar o evento de 2016.
Vamos torcer!!!
 
Vejam as fotos:
 
batalha 1oooooooooooooo2012-11-03 18-57-31 67okmmmmmmmmmm2012-11-03 18-57-59 179 okc
 
 
 

Compartilhe este artigo

PROPOSTA PARA IMPLANTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO COM UTILIZAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA DE SANEAMENTO APROPRIADA E SUSTENTÁVEL

O grupo de Teresópolis informa que foi solicitado ao  Legislativo , através do vereador Angello Gallo, que envie ao executivo  proposta para a implantaçao tratamento de esgoto por zona de raízes, ánalise  e comparação  da eficiência de uma  tecnologia de seneamento  apropriada e sustentável  , como mostra o estudo para execuçao  de moradias localizadas no entorno das montanhas de baixo poder aquisitivo e em áreas fora de riscos, conforme documento em anexo. Vejam!

http://imortal.mudmagic.com/sonia/saneamentopdf.pdf

Compartilhe este artigo

INFORMES SOBRE AS PRÓXIMAS AÇÕES DE REVERBERAÇÃO DE TERESÓPOLIS

O grupo de Teresópolis informa que na próxima segunda feira, dia 12 de novembro, ocorrerá outra reunião da Agenda 21 Local, momento em que toda a equipe do Curso de Extensão estará presente.

Aproveitam a oportunidade para informar ainda que, no dia 15 de novembro,  estarão dando início a segunda etapa da reverberação do grupo, momento em que contarão com a presença de membros de outros Conselhos, do RAMA, por exemplo.  A equipe informá, em breve, a lista dos componentes do RAMA que são de vários municípios.

Nos próximos dias, novas notícias serão postadas. Aguardem!!!

Compartilhe este artigo