Palestra no Colégio Euclydes Paulo da Silva

Andréa Valente Nunes apresentou a palestra aos professores e alunos do Colégio Euclydes Paulo da Silva, em Maricá, e a Fátima Cristina nos enviou as fotos e os slides power point (acesse aqui) sob título Agenda 21: Nossa escola, nossa vida, por um futuro sustentável.

Andrea Valente na escola palestra da andrea valente

Compartilhe este artigo

Palestra aos Vereadores de Maricá

Acesse aqui o convite que foi distribuído aos Vereadores de Maricá para o evento com o Forum Local da Agenda 21 de Maricá, realizado em 24/11/2012.

Seguem as fotos do evento

foto 01 Foto 2 

Lista de Presenca

Foto 3 Portal da Transaparencia

Fátima ajudando Jaildo na palestra

Foto 4

Foto 5

Foto 6

A nossa palestra apresentada aos vereadores, dia 24.11, que ficou linda, infelizmente acho que não conseguiremos encaminhar hoje os slides power point apresentados. O arquivo ficou com o Jaildo porque no dia da palestra ainda tivemos que acrescentar coisas, mas ele está operando hoje. Pela manhã disse-me que iria passá-la pra pdf e que me encaminharia. Pelo visto, esqueceu. E eu não posso incomodar. Se ele de qq forma, me enviar à noite, sei lá como, encaminho pra vocês.

Fátima Cristina

 

Compartilhe este artigo

Relatório Final sobre Implementação do Plano de Atividades de Reverberação de Conteúdos do Curso em Maricá

Como é sabido, nós (Andréa Valente, Daisy Jennings, Fátima Cristina, Jaildo Santos - ordem alfabética), reverberamos o conteúdo do curso de Extensão FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS SOCIAIS E POLÍTICAS EM CIDADES SUSTENTÁVEIS, COM FOCO EM SANEAMENTO AMBIENTALtanto para os vereadores eleitos para a cidade de Marica para 2013, quanto para os membros da Agenda 21 além dos demais convidados presentes em 24 de novembro p.p.

Com essa atividade, atingimos:

Proposta 1- reverberação para o Fórum Local

- porque conforme lista de presença (foto em anexo), a maioria dos membros do fórum da Agenda 21 local estava presente ao evento;

 Proposta 2 – Reverberar para a entidade que cada um representa

- com relação à proposta 2, referente à reverberação de cada um à sua própria Entidade, a Daisy levou a presidente da Pestalozzi Marica ao café da manhã, de forma que com relação à ela a reverberação já foi feita.

Andréa ainda fará a reverberação dela esta semana na Escola, e eu também ainda preciso reverberar o curso junto ao Grupo de Artistas de Marica (minha entidade).

Como a entidade de Jaildo (Associação de Moradores de Araçatiba) e a minha ficam localizadas no mesmo bairro, e ele está com o braço quebrado em dois lugares podendo inclusive vir a se operar, resolvi ajudá-lo nessa tarefa, convidando pessoas da nossa comunidade e/ou até da diretoria da Associação ao qual ele pertence, para minha reverberação no GAM.  Ficamos portanto, devendo as fotos dessas reverberações.

 Proposta 3 – Reverberação para Conselhos, Empresas...

- porque foram convidados e compareceram alguns empresários ao evento;

Proposta 4 – Reverberação para os Vereadores

- porque foi realizado um café da manhã para os vereadores-2013. 

Esse nosso trabalho junto aos vereadores contava ainda com a distribuição de um CD para os eleitos, contendo o download do livro “O VEREADOR E A FISCALIZAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS MUNICIPAIS’. Porém houve uma peculiaridade entre nossas intenções para a reverberação com esse grupo até 30.09.12 e as atribuições entre os coordenadores das Agendas que também tinham o propósito de chamarem os novos vereadores para uma conversa e apresentar a Agenda 21 de cada município, também num café da manhã. Como coincidentemente possuíamos as mesmas intenções, nos unimos para realizar juntos as respectivas tarefas. Dessa forma, entendemos por bem incluir no CD que entregaríamos aos vereadores, outras mensagens relacionadas ao crescimento da cidade bem como ao trabalho da Agenda 21 (vídeo da Agenda 21 de Marica; Manual: Construindo Cidades Verdes; O PLDS de Marica, Guia: Vereador Empreendedor), além da cartilha: Vereadores e a Fiscalização dos Recursos Públicos.

Com relação à proposta 5, referente ao Grupo de Estudos sobre a Lei 11.445:

diversos problemas de peso impediram os outros membros do grupo a participarem do grupo de estudos junto à sociedade civil. Mesmo assim, apesar das circunstâncias, cada um estudou a referida lei em sua própria residência, do seu modo e possibilidade, já preparando-se para a reverberação da palestra junto aos vereadores / fórum, empresas etc. pois,  sem esse conhecimento seria impossível ajudar na elaboração da mesma.

A proposta 6:

que tínhamos cancelado devido à falta de horário disponível para que uma engenheira sanitarista nos ajudasse palestrando para toda a sociedade, referente ao tema: CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA O PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO MUNICIPAL culminou sendo realizada pois Ana Paula de Carvalho estava presente no café da manhã e após nossa reverberação, realçou a importância e necessidade do Plano de Saneamento Básico para Marica até 2014, a falta do Plano de Resíduos Sólidos, que tinha que ter sido encaminhado até 2012, e mostrou que o que tem sido apresentado à cidade como sendo Plano, na verdade são somente projetos de obras a serem realizadas, sem estudo do referido Plano, que também deve ser participativo. Lembrou que Marica e Rio Bonito são os únicos municípios no  Rio de Janeiro que não estão contemplados para receber os recursos do estado para fazer o Plano de Saneamento e realçou para o legislativo presente que, o município não tendo participado para fazer parte do Fundo Estadual para elaboração do Plano de Saneamento Básico, não precisará prestar contas. Se não precisa prestar contas, só será obrigado a elaborar o Plano se houver o controle social. E o cidadão precisa contar com a participação do legislativo para que o município cumpra o que consta na lei de Saneamento Básico, a 11.445/07.

Não atingimos a meta da seguinte proposta:

Proposta 7, reverberando para atrair potenciais parceiros para o Forum Local, oferecer conhecimentos a outras entidades dos setores 2 e 4 (comunidades) para o desenvolvimento da cidadania:

- Cancelamos por absoluta falta de tempo. Muitas atribuições em nossa vida privada, em nosso voluntariado na Agenda 21 de Marica e  feriados além de trabalhos profissionais.

 

Fátima Cristina, por Andréa Valente, Daisy Jennings, Jaildo dos Santos.

Compartilhe este artigo

Encontro com o Grupo de Artistas de Maricá

Conforme o combinado, encaminho as fotos da reverberação de conteúdos ao Grupo de Artistas de Maricá e à Associação de Moradores de Araçatiba.
 
Encaminho, também, o arquivo power point referentes à tal reverberação. Muita coisa que não está escrita, foi proposital. Eu tinha que deixar espaço para usar  a palavra ou mesmo ler...senão a palestra ficaria muito cansativa rsrsrss.
 
Chamei diversas pessoas, tanto sócios do GAM como inclusive ex representantes da AMAR, para o evento. Houve até quem dissesse que iria se tivesse lanche. Fiz mesa com lanche.
lanche
 
Mas só houve o comparecimento da Presidente do GAM. Dessa forma, reverberei para uma única pessoa! 
presidente do GAM 
 
Porém, aconteceu uma coisa inusitada. Um transeunte que vendia balas na rua, entrou no GAM na hora da palestra, pediu um pouco do lanchinho e ficou com a gente até o fim da mesma... PARTICIPANDO. Um anjo. 
 
Um anjo que vendia balas e assistiu toda a palestra...
 
Adorei elaborar uma palestra (esta foi sozinha), usar alguns recursos do power point, adorei palestrar. 
palestra da fatima
 
Faço parte do quase Conselho da Cidade (COMCID), mencionado nos slides e apesar do que ocorre aqui, ainda nos encontramos vez ou outra, para não perder o vínculo, já que estamos impossibilitados de atuar. Assim, nos reuniremos para o Natal e pretendo palestrar pra eles o conteúdo do curso, está bem? Sem compromisso.
 
O Brasil e principalmente Maricá, realmente precisa mais de população participante.

Tchau tchau.
Até sábado.

Fátima Cristina

Compartilhe este artigo

Reunião preparatória para Palestra com Vereadores eleitos em Maricá

Seguem, fotos do pessoal que fez o curso (Fátima Cristina, Jaildo, Andréa e Daisy) através da Agenda 21 de Maricá, reunindo-se para fazerem a palestra que será apresentada dia 24.11, junto aos vereadores eleitos em Maricá.
Maricá: Aluno(a)s do Curso de Extensão do Forum Local da Agenda 21

Como coincidentemente uma palestra como esta estava sendo organizada pelos coordenadores de todas as Agendas 21, o que desconhecíamos, fizemos um GT com algumas pessoas que fizeram o curso e com outras pessoas da Agenda, mas a palestra está sendo realizada somente pelos alunos do curso.

Como alguns coordenadores terão a palavra, além da Patrícia Kranz (pelo GT dos coordenadores), resolvemos oferecer somente 10 (dez) minutos para cada um dar o seu recado e focar nossa reverberação nas aprendizagens sobre o PPA. Dessa forma não haverá muita palestra antes do café da manhã.

Com relação ao livro que ofereceremos a cada vereador, decidimos por modificar. Daremos um PLDS e um DVD com o download de dois livros a cada um deles: Um sobre "O Vereador Empreendedor" e outro sobre "Um manual sobre construção de Cidades Verdes".

Fátima Cristina, por Jaildo Santos, Andréa Valente e Daisy Borborema.

Compartilhe este artigo