Relatório conclusivo de Guapimirim

Cara Patrícia

Como compromisso no Plano de Atividades de reverberação de conteúdos do curso de extensão, organizei duas reuniões no período de outubro a novembro de 2012.  

Uma no dia 22/10/12, quando compareceram apenas cinco membros, em que mostrei o material recebido no SITE do CGU e o material recebido nas aulas ministradas por voce na sede do COMPERJ, expliquei a importância da Agenda 21 como propagadora de conhecimento e pedi também que viessem à próxima reunião acompanhados de um amigo ou conhecido formador de opinião ou simplesmente interessados onde seria explicado o sentido do curso.

Na segunda reunião no dia 21/11/12 vieram 16 pessoas, mas apenas uma trouxe dois convidados. Tentei explicar que o que eu senti do curso foi a importância de mobilizar todos nós a dar um passo adiante no sentido de tornar as Agendas mais dinâmicas e nos preparar para informar mais, com mais conhecimento e até preparando alguns formadores de opinião.  Expliquei a importância da renovação dos membros e do reconhecimento das Agendas pelo poder público. Sugeri a apreciação das cartilhas OLHO VIVO do CGU como primeiro material para divulgação e entreguei o texto ao final como resumo do que penso que vocês esperam de nós.

Informei que todo o material do curso está disponível no Site mas que o espírito de dinamizar as Agendas é na verdade o desejado.

Abraços e foi um imenso prazer conhecer você

Angela (Agenda 21 Guapimirim)

Texto Distribuído na reunião de 21 de novembro 

Objetivo da Palestra

Trazer um bom número de pessoas interessadas em melhorar o lugar onde vivem mas não sabem como fazer.

A  Agenda 21 pretende com esse encontro ser um ponto de informação segura e confiável onde as pessoas interessadas poderão aumentar o seu “Espírito Participativo”. O encontro tem o objetivo de MOBILIZAR Conselheiros Municipais, Lideranças locais,Agentes Públicos Municipais, educadores, estudantes e cidadãos em geral para atuarem no controle das ações do Governo e promoverem a melhor aplicação do dinheiro público.

A CGU, a UFF e a Petrobrás através do Comperj elaboraram esse curso para alguns membros dos quinze Municípios envolvidos  no grande projeto do Polo Petroquimico e preparar esses Municípios para os impactos que sofrerão. Os membros das Agendas 21 são voluntários e não possuem recursos financeiros ou local próprio para atuarem e receberem pessoas, seus membros ajudam como e quando podem, por isso o  objetivo do Curso é preparar seus membros a se tornarem mais participativos, preparados e mobilizados, trazendo também sangue novo para dentro das Agendas renovando seus membros de tempos em tempos. Convidamos vocês a colaborarem para a formação de uma nova cultura nos Municípios e no País.

De que forma, você, cidadão, pode contribuir para que essa transformação ocorra?

Estimulando outros cidadãos no seu papel de sujeitos desses planejamentos.

Motivando e orientando outros no planejamento de ações que fortaleçam o desenvolvimento da Democracia Participativa.

Assumir-se como responsáveis pelo acompanhamento das despesas e execução dos recursos públicos.

É preciso que o cidadão participe mais dentro dos Conselhos Municipais, das Agendas 21, dentro das Escolas do Município e nas ações dos Vereadores, para isso é preciso que estejam integrados a sua comunidade.  Todos nós somos seres inseridos numa sociedade e isso nos da direitos mas nos cobra responsabilidades e isso é POLÍTICA. Aquele que só se importa consigo mesmo ou quando muito com os seus são chamados de IDIOTAS, os que se importam com os outros são chamados de POLÍTICOS.É preciso não confundir o que esta estabelecido hoje em dia com a política que é bem diferente do que vemos.

O objetivo do encontro nesse Fórum é que nos comportemos como o exemplo que o alho nos da, ele tem união, resistência, integração, durabilidade e conteúdo e cada dente mesmo separados continua  transmitindo os mesmos valores.

Já o Fórum precisa caminhar em direção a Organização sendo um ponto de referência nos Municípios onde poderão acessar endereços, dados e até interpretações das Leis e projetos. Por isso o Fórum precisa da ajuda dos cidadãos abraçando os seus membros e lutando por uma sede e o reconhecimento de todos cidadãos e seus políticos.

O fórum colocará a disposição dos interessados os endereços dos órgãos públicos onde as pessoas poderão encaminhar denúncias, controlar o dinheiro público e fazer sugestões, também o conteúdo do curso estará a disposição de quem quiser fazer palestras junto a suas comunidades ou aprender melhor como mobilizar, planejar, lutar por direitos e fiscalizar obras ou verbas públicas.

Por último todo o curso destina-se principalmente a nos ensinar a caminhar com os próprios pés, melhorando a nossa qualidade de vida criando Municípios mais equilibrados com seus cidadãos mais integrados, diminuindo as distancias sociais, as desigualdades e fortalecendo a qualidade de vida apesar do impacto que sofrerão. Não esquecendo ainda o MEIO AMBIENTE sem o qual tudo isso perderia totalmente o sentido.

Guapimirim é uma cidade verde e bela em quase toda sua totalidade e essa NATUREZA precisa ser preservada principalmente por ser fonte de riqueza em todos os sentidos e sem a união de todos manter essa riqueza será totalmente impossível.

Nessa reunião esperamos alcançar objetivos ambiciosos aproveitando os novos Governos Municipais que tomarão posse em Janeiro de 2013 é preciso que esses Prefeitos e Vereadores encontrem cidadãos mais organizados cobrando mais resultados e melhorias e apresentando pedidos de interesse de todos e não individuais.

Parece difícil, talvez seja muito difícil mas com certeza não é impossível e como dizia o grande MARTIN LUTHER KING as COISAS NÃO SÃO RUINS POR CULPA DOS MAUS MAS POR OMISSÃO DOS BONS, portanto não vamos nos omitir.

Guapimirim, 20 de Novembro de 2012.

Angela França de Oliveira

Membro efetivo da Agenda 21 de Guapimirim

Compartilhe este artigo

Palestra agendada no dia 21 de novembro - Reunião da Agenda 21 de Guapimirim

Na reunião do fórum no último dia 21 de outubro, coloquei para os presentes que compareceram (foram 5 membros) o que aprendi nas aulas presenciais, as da Internet e apresentei o material didático que recebi e outros que copiei.

Como escrevi no meu trabalho, pedi a eles que convidassem um amigo ou conhecido atuante para levar para a próxima reunião da Agenda no dia 21/11 quando haverá uma palestra sobre o Programa de Extensão Ecocidades e políticas Sustentáveis.

Deixei claro que o curso não foi ministrado apenas para mim e sim para todo o fórum e que os trabalhos precisam ser feito por todos.

Não sei se serei bem sucedida pois apenas cinco compareceram estou montando toda a palestra sozinha. Penso em entrar em contacto com a Marinete que leciona no Alcindo Guanabara para convidar um homem e uma mulher de cada sala de aula para comparecerem a palestra. Gostaria de enviar emails para os outros membros do fórum para pedir que compareçam e convidem um amigo ou conhecido. 

Abraço

Angela França de Oliveira

Compartilhe este artigo

Apresentação do material didático do curso para os membros do Forum Local da Agenda 21 de Guapimirim

Angela França de Oliveira, em reunião nessa segunda-feira, dia 22 de outubro, comunicará, a todos os membros do Forum Local da Agenda 21 de Guapimirim sobre o material didático fornecido pelo Curso de Extensão, explicando o que aprendeu nas aulas e divulgando website e conteúdos disponíveis.  Também tentará fazer com que mais membros se unam para a palestra do dia 21/11 no Colégio Alcindo Guanabara sobre o tema exercício da cidadania.

Compartilhe este artigo